quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Atenas - Grécia by Pati e Dani


Nossa experiência inesquecível em Atenas, por Pati e Dani:

Junho de 2011 embarcamos para conhecer a Grécia. Um dos lugares mais lindos que já vimos! A passagem compramos com nosso agente de viagens. O roteiro, hotéis, barcos foram por nossa conta e risco rsrsrs. Os locais visitados: Atenas, Mykonos, Santorini, Zakynthos e uma paradinha em Roma na volta.

Foi nossa primeira viagem sozinhas, sem excursão, guia, nada, a única coisa é que compramos nossa passagem e dois hotéis separados direto na nossa agência de viagem....estávamos apreensivas, mas no final deu tudo certo, e foi a viagem que mais amamos.

Voamos para Atenas de Ibéria (Madrid - Atenas), mas nos arrependemos até o último fio de cabelo. Na época, era a companhia mais em conta, e é aí que o barato sai caro!!!

Compramos a passagem com 03 meses de antecedência e chegando ao aeroporto, adivinhem .... nosso voo não existia mais....Eu, Dani, a surtada, SURTEI mesmo!!!! Ligamos desesperadas para nosso agente de viagem, que em 10 minutos resolveu o problema....o voo havia sido extinto, mas ele nos transferiu para a TAM (huhuhuhuh, pagamos Iberia e voamos Tam!!!!). Por isto que eu repito aqui, a importância de ter um agente de viagens de confiança (não precisa comprar pacotes, só compre algo com ele, passagem, algum hotel ou seguro saúde). O inconveniente foi o tempo maior de conexão em Madrid, iríamos chegar mais cedo, e acabamos chegando meia-noite em Atenas. Por outro lado, o aeroporto de Madrid é imenso...e não sei se com o voo original conseguiríamos trocar de voo em apenas uma hora.

Na volta, voltamos por Roma, e no voo da Ibéria atrasou para caramba, achamos que perderíamos a conexão em Madrid, mas eles atrasaram o voo lá e com um hora de atraso embarcamos de Roma ao Brasil.
Chegando aqui, mais surpresa: só a minha mala, Pati, chegou! As malas de Carol e Dani, foram entregues uma semana depois. Imagina só o nervoso. Nunca mais viajamos de Ibéria e ficamos sabendo que é a companhia que mais extravia malas, quem nos falou foi o próprio funcionário da Ibéria. Dani teve que ficar trabalhando em casa uma semana, pois eles nunca nos davam uma data certa para entregar as malas. As malas da Carol chegaram 01 semana depois, as 15h; as da Dani, chegaram no mesmo dia da Carol, só que as 3:30h da MANHÃ .... olha o absurdo, imagina o susto ao escutar a campainha de madrugada. Ainda bem que tudo chegou bem, não estava faltando nada, até os queijos, que Dani comprou em Roma, chegaram sem estragar (aqui vai mais uma dica, quando forem comprar algo que estrague avise o balconista que você vai pegar avião, aí eles embalam a vácuo e nada estraga, pelo menos os meus não estragaram #ficaadica).

Fora o inconveniente da extinção do voo, do atraso em Roma e das malas extraviadas, o voo da Iberia foi bom, avião confortável, um dos melhores serviços de bordo que já pegamos, e o piloto era muito bom....chegando em SP havia muita neblina, não dava para enxergar nada e o piloto pousou esplendidamente, ninguém acreditava que o avião já havia aterrissado, pois não dava para enxergar nada do aeroporto.

Chegamos em Atenas a meia-noite (capital da Grécia, é uma das cidades mais antigas do mundo, habitada a mais de 3.400 anos), ótimo, iríamos pegar o metrô no aeroporto e desceríamos na estação na esquina do nosso hotel #sqn. Nos informaram que não dava para pegar metrô: Strike! Strike! Até que caiu a ficha, strike = greve, pois é, chegamos no início da greve geral de 24h. Então fomos de metrô, e chegando próximo ao Parlamento (nosso hotel era próximo), já víamos muita gente acampando e protestando.

Aqui vai mais uma dica: NUNCA planeje ficar somente um dia numa cidade, pois você pode pegar justamente um dia em que tudo está fechado. No dia que chegamos TODOS os órgãos, meios de transportes, pontos turísticos públicos estavam fechados. Agora, imaginem a decepção dos brasileiros, que foram de pacote, e chegaram no dia da greve, não puderam conhecer a Acrópole (nós teríamos "cortados nossos pulsos") #ficaadica.





Entrada da Acrópole: o mais próximo que pudemos chegar no dia da greve geral

Com tudo fechado, fomos conhecer os lugares públicos que eram abertos. Na hora do almoço, passou uma passeata em frente ao restaurante que estávamos, mas tudo muito bem organizado, e não houve qualquer problema.

Outra dica: a Grécia ainda está em crise, e, portanto, é um lugar barato e maravilhoso para se conhecer. Em dias de manifestação, é só não chegar próximo ao Parlamento (Syntagma Square), lá ocorrem os problemas de violência. Um dia, quando estávamos saindo do metrô do Parlamento, nossos olhos ardiam demais e só depois percebemos que eles ficam soltando gás lacrimogênio, para o povo ir embora e não acampar lá, mas não adianta, o povo fica!!!! Nem conseguimos ver a troca de guarda do Parlamento, aliás nem foto tiramos, pois, para quem não está acostumado, o gás lacrimogênio, ainda que em pouca quantidade, incomoda: olhos coçam, nariz ardem, espirros.

A rua comercial Mitropoleos, cheia de lojas interessantes, bem visitadas por turistas, desemboca na Syntagma Square, então, em dias de manifestação também evite esta rua: chegando na Syntagma Square ela fica cheia de manifestantes, policiais e o gás lacrimogênio começa a incomodar.

Fora o Parlamento e as proximidades do Syntagma Square (Parlamento) não há qualquer problemas com as manifestações, que são bem concentradas nestes lugares.

Ficamos 3 dias, estava calor, muito calor. Os gregos bebem um frozen de café, um pouco aguado, mas refresca bem e ainda nos dá um ânimo. Todos na rua andavam com um copo destes, então, claro que experimentamos, é bom porque nos dá mais forcas para "turistar".


Frozen de café para animar e refrescar
Umas das fofas cafeterias de Atenas

Frozen de café para animar e refrescar
Parlamento Grego

Encontra-se em frente à Praça Syntagma (a praça que acontecia as manifestações). Os soldados que ali se encontravam usavam uma roupa parecida com uma saia e sapatos grandes com um pompom na ponta. Na hora da troca da guarda eles faziam tipo uma “dancinha”. Não achamos a menor graça e foi neste dia que nossos olhos ardiam por causa do gás lacrimogênio, resolvemos sair dali.

Plaka

Plaka é um antigo bairro do centro histórico de Atenas e, na atualidade é considerada a zona mais atrativa e colorida da capital grega. O bairro fica no sopé da encosta oriental da Acrópole. O local é cheio de ruazinhas fofas, lojas típicas, restaurante e tabernas noturnas, onde sentamos e conversamos.


Ruas de Plaka 

Ruas de Plaka
Ruas de Plaka e suas tabernas a noite
Ruas de Plaka e suas tabernas a noite
Plaka e suas tabernas a noite
Nos hospedamos no Plaka Hotel http://www.plakahotel.gr/ e adoramos. O último andar era um bar todo aberto cheio de mesas e sofás onde avistávamos a Acrópole, à noite, toda iluminada. As acomodações eram ótimas e a localização também. No primeiro dia pegamos aquele ônibus de turismo que dá a volta nos principais pontos da cidade e você pode descer e subir quantas vezes quiser. Gostamos muito disso, é bom para ter uma visão geral de todos os pontos de interesse. 

Cobertura do hotel, Acrópole ao fundo. Linda!!!! 
Nosso hotel, que super recomendamos, fofo, lindo, bom, preço bom, ótimo custo-benefício, bem localizado fica no coração do bairro Plaka.

Acrópole

Construída por volta de 450 a.C. e dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole estão em ruínas; entre as que ainda estão em pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteu, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nike, simbólico da harmonia do estado de Atenas. O Teatro de Dionísio fica na parte externa da Acrópole e é usado para concertos e outras apresentações.


Templo de Atena Nike
 (deusa que personificava a vitória, força e velocidade, representada por uma mulher alada) 


Teatro de Dionisio, usado para apresentações (foi o mais importante dos teatro da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia.Situa-se na encosta sul da Acrópole de Atenas)

Partenon 
Partenon (um templo dedicado à deusa grega Atena; é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega; ele é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon parece derivar da estátua de Atena Partenos.


Colina de Aerópago

Areópago (em grego antigo: "Colinas de Ares") era a parte nordeste da Acrópole em Atenas e também o nome do próprio conselho que ali se reunia. Além de supremo tribunal, o conselho também cuidou de assuntos como educação e ciência por algum tempo.

Cristianismo: por volta de 50 da era cristã filósofos epicureus e estoicos que discutiam com o apóstolo Paulo o levaram ao Areópago para que lhes contassem a respeito de sua nova doutrina. Ali ele proferiu seu famoso Discurso no Areópago.

Colina de Areópago: vista Atenas

Colina de Areópago: vista Atenas

Colina de Areópago: vista Ágora e Templo de Hefesto
Colina de Areópago: vista Acrópole
Arco de Adriano

O Arco foi um presente dos atenienses ao imperador romano Adriano, apenas para agradá-lo. Ele marcava a entrada de uma nova cidade, diferente da antiga cidade de Atenas (aquela da Acrópole e da Ágora Antiga). Ele fica próximo ao Templo de Zeus.

Arco de Adriano
Templo de Zeus
O templo de Zeus Olímpico (Olimpeu) é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Está localizado no centro de Atenas, e foi um dos maiores e mais famosos templos gregos. Pela foto você percebe o tamanho das pessoas em relação as ruínas, enorme!!! Foi aqui que levei meu primeiro “pedala” grego rsrsrs. Fiquei em pé no banco para tirar uma foto e o guarda mandou eu descer! Eu disfarçava e subia e ele tornava mandar eu descer, mas eu tirei a foto,

Templo de Zeus 
A foto que tirei de cima do banco rsrsrs 

Jardim Nacional

O Jardim Nacional é um parque público de 15,5 hectares, no centro da capital grega, Atenas. Ele está localizado diretamente atrás do edifício do Parlamento grego O parque está localizado entre a Praça Syntagma e o Templo de Zeus, arborizado, limpo e bem conservado. Sentamos de descansamos um pouco.



Parque Nacional

Praça Monastiraki e o Mercado de Pulgas
A simpática praça foi assim batizada devido à existência de um mosteiro no local, no século XVII. Hoje, entretanto, Monastiraki é um ponto de encontro no centro de Atenas que está sempre cheio de pedestres, tanto durante o dia quanto à noite.

Nas ruas que dão acesso ao local é possível encontrar vários restaurantes que servem comida de qualidade a excelentes preços; além disso, pela praça também é acessível um mercado de pulgas bem interessante, que vende de tudo um pouco: roupas e calçados, acessórios, suvenires, entre outros objetos. Não gostamos muito desta praça e do mercado de pulgas, mas vale a pena só para conhecer ou para comprar "porcarias".



Praça Monastiraki



O Mercado de Pulgas



O Mercado de Pulgas





Museu da Acrópole

É o mais novo museu da cidade, o edifício é bem moderno. Não chegamos a entrar porque tínhamos outras prioridades.

Você pode visitar também o Museu Nacional Arqueológico www.namuseum.gr, o Museu da Ágora Antiga, Museu de Arte Contemporânea www.emst.gr


Museu da Acrópole 


Entrada do Museu da Acrópole. 

Ágora Antiga


A ágora de Atenas foi um espaço público de fundamental importância na constituição do espaço urbano da Atenas clássica. Atualmente, encontra-se em ruínas e é considerada bem tombado e um dos principais espaços turísticos da cidade de Atenas e de toda a Grécia.

A ágora possuía papel importante na configuração da democracia ateniense e na política da cidade, sendo o local, por excelência, da manifestação da opinião pública, adequado à cidadania cotidiana. A ágora de Atenas caracterizava-se como uma grande praça, um vazio contrastante em meio ao casario compacto típico da Atenas clássica. Em sua face Oeste era limitada por uma seqüência de edifícios públicos, cada um representando um papel diferente na vida política da cidade. Em sua face leste, estava limitada por mercados e feiras livres.

A ágora localizava-se em um dos pontos mais baixos de Atenas, de forma que era possível, dali, vislumbrar com um olhar os outros três espaços importantes na constituição da política da cidade: a acrópole (localizada no ponto mais alto), o areópago (https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gora_de_Atenas).

NÃO DEIXEM DE VISITÁ-LA, é linda, arborizada, um lindo lugar para descansar e apreciar os pontos mais lindos de Atenas.





A Estoa de Átalo é uma das mais impressionantes estoas da Grécia Antiga. Stoa ou Estoa (em grego é "pórtico" ou "colunata") é um elemento arquitetônico muito utilizado na Grécia Antiga, que consistia de um corredor ou pórtico coberto, comumente destinado ao uso público.


Estoa de Átalo 



O Templo de Hefesto, no centro da Atenas antiga, é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, mas é bem menos conhecido que seu vizinho, o Partenon. Diferente do Partenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original. Hoje o Templo é um sítio arqueológico e conserva uma cerca em sua volta. Mas os visitantes podem se aproximar bem mais perto do que do Partenon ou de outros locais gregos. Hefesto, filho de Hera e Zeus, era o deus grego do fogo, dos metais e da metalurgia.




Ruas de Atenas

A pé ou de ônibus de turismo, pudemos ver lugares maravilhosos em Atenas, que não são tão famosos, mas que deixam Atenas ainda mais linda.


Academia de Atenas



Universidade de Atenas



Museu Arqueológico


Igreja de Ayia 


Igreja de Ayia 


Ruas de Atenas


Igreja Ortodoxa

Meios de Transporte: ônibus de turismo, o metrô e o maior pedala da nossa história

Ônibus para turistas:

Em Atenas, compramos um bilhete de 24h destes ônibus de turismos (aqueles de dois andares, com a parte de cima conversível), que passam pelos principais pontos turísticos, com horários pré-fixados, você pode descer, ficar o tempo que quiser e depois voltar para o ponto e pegar outro ônibus.
Pagamos algo em torno de 20 euros por 24h, é bom porque você pode descansar enquanto faz um city tour pela cidade e descer em algum ponto que te interessar.

Porém só pegamos estes tipos de ônibus em Atenas e Roma, depois nunca mais os pegamos, porque são caros, você perde muito tempo no ponto esperando os ônibus, e os serviços funcionam só entre 9-10h até as 19-20h, e na Europa, no verão, oito horas noite e sol ainda brilha e muito, então muitas vezes tínhamos que ir para os lugares de taxi ou transporte público, porque o ônibus pára de funcionar muito cedo.


Ônibus para turistas

O Metrô:

Só usamos o metrô de Atenas uma vez e foi um desastre, já já vocês vão entender.

Os serviços são bons, são apenas 03 linhas que levam o visitante aos principais pontos da cidade. As estações mais importantes para quem vai a passeio são: Syntagma, Monastiraki e Akropoli. Em estações como a da praça Syntagma, por exemplo, estão expostos objetos encontrados durante escavações feitas para a implementação do transporte público, e é aí que, apesar de toda a beleza, se encontram os problemas.

Apesar de parecer fácil andar de metrô em Atenas, o problema são as obras para melhoria do metrô, porque em muitas destas obras, durante as escavações são encontrados vestígios arqueológicos, aí, as obras param, e aquela linha, estação ou parte dela fica interrompidas. Muito comum isto acontecer em Atenas e Roma.

Nosso hotel ficava na esquina de uma estação de metrô e olhando seu mapa, víamos que seria apenas 01 estação até nosso destino: uma praça onde fica um ponto de ônibus que leva para o porto de Rafina (Mykonos). O problema é que o que era para ser apenas uma estação virou 03 e com muitas trocas de plataformas, tudo porque a estação que iríamos estava interditada por causa de um vestígios arqueológicos que encontraram.

Aqui mais uma dica, só usem o metrô se estiverem sem malas, pois nunca se sabe qual estação estará interrompida. Sem malas, ele parece ser ótimo de usar, porém é lotado nos horários de rush.

O metrô e o maior pedala das nossas vidas:

Como já dito acima, pegamos o metrô quando íamos embora de Atenas para Mykonos, tudo muito simples já que o nosso hotel ficava na esquina de uma estação de metrô e seria apenas um única estação até o ponto de ônibus para Mykonos. O problema é que até este ponto de ônibus, ao invés de uma única estação foram 03 e com muitas trocas de plataformas, tudo em prol da arqueologia, beleza, mas infelizmente estávamos com mala.

Não adianta, por mais que juramos nunca mais viajar com mala grande, nunca cumprimos. Cada uma de nós três viaja com uma mala grande. Então, imaginem nossa peregrinação e sofrimento pelo metrô de Atenas, e para ajudar, tudo na hora do rush.

Ao chegar na última plataforma da última estação, estávamos tão cansadas que não conseguíamos mais empurrar nossas malas. Quando o metrô chegou, estava LOTADO, e não conseguíamos entrar no metrô com nossas malas, então os gregos, p..... da vida com a gente, desceram do metrô e colocaram nossas "pequenas malinhas" no metrô, e ficou todo mundo mega apertado. Aí, todo mundo do vagão meteu a boca da gente, em grego. Incrível, quando levamos pedalas entendemos cada palavra, em qualquer língua, até em grego, rsrsrsrsrs. Resumindo, eles acharam que nós éramos americanas e nos chamaram de pão duras, que deveríamos ter pego taxi ao invés de metrô (não sei, mas acho que eles acham os americanos muquiranas rsrsrsrsrs). Imaginem a vergonha, todo mundo nos xingando e a Carolina ainda fez o favor de descer do lado errado da plataforma! Todas nervosas e ela ainda me faz isto, fiquei mega brava, mas ela foi esperta, esperou o próximo trem e a atravessou para a nossa plataforma pelo trem. Nunca fomos tão xingadas...rsrsrsrs....mas fora isto, os gregos são uns amores rsrssrs, verdade!


Metrô de Atenas: olhem nossas malinhas 




Metrô de Atenas: olhem nossas malinhas 

O que comer
A gastronomia mediterrânea é maravilhosa! Muito peixe e saladas sempre acompanhados por excelentes azeitonas, vinhos e azeites. O queijo feta, o horiatiki, feito de leite de cabra e ovelha é delicioso! Comemos também moussaka, kebab, iogurte grego (divino!!) e o tradicional churrasquinho grego, gyros. A bebida nacional é o ouzo e tem gosto de anis, não gostei. E o frozen/frapé de café que os gregos tomam para refrescar.

O frozen de café para refrescar e o prato típico e delicioso - moussaka (resumindo, uma lasanha de berinjela, carne moída, molho bechamel)


As oliveiras, responsáveis por azeites maravilhosos



As azeitonas
Hospitalidade e algumas palavras

Com exceção do episódio desastroso do metrô, descrito acima, que eles achavam que nós éramos americanas, os gregos, nos trataram muito bem. São bens hospitaleiros, educados, fazem de questão de aprender e falar, pelo menos, uma palavra em português conosco. Podemos dizer que foi o lugar onde mais fomos bem tratadas na Europa.

Então, para retribuir o carinho deles, seguem algumas palavras em grego:

Bom dia (Kaliméra)
Boa tarde(Kalispéra) 
Obrigado (Eυχαριστώ / Eukaristó - pronúncia Eficaristo)
Por favor (Parakaló̱) 
Eu te amo (S 'agapó̱ - pronúncia Sagapô)


INFORMAÇÕES:

Visto: Não é necessário
Vacina: Não é necessário
Embaixada brasileira em Atenas: http://www.embaixadas.net/1/15343/Brasil-em-Atenas
Site Grécia: http://www.visitgreece.gr/


Beijos


Pati e Dani-R





















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário