sexta-feira, 8 de abril de 2016

O Paraíso: Fernando de Noronha by Pati

Paris, New Iork, Berlim, Amsterdã; para muita gente são viagens dos sonhos. Já conheço todas elas, mas, a minha viagem dos sonhos sempre foi Fernando de Noronha. Aí você me pergunta: e porque não foi antes? Sempre que fazia as contas era mais barato viajar para o exterior do que para Fernando de Noronha. E ainda é! Começando pela passagem aérea. Mas aí resolvi este problema e me programei para ir de milhas, e deu certo :) O vôo da Azul saiu de Campinas e fez conexão em Recife, lá pega-se outro avião para Fernando de Noronha. 
A ilha possui duas taxas obrigatórias: de preservação ambiental - TPA (paga-se por dia de hospedagem 64,25) e a taxa para a entrada no Parque Nacional Marinho. A primeira você pode e deve pagar pela internet noronha.pe.gov.br, no aeroporto fica uma fila para preencher o formulário e pagar. A segunda taxa você paga no quiosque amarelo que fica na Vila dos Remédios e recebe um cartão para a entrada nas principais praias (89,00). Eu achei a maior pegadinha essa taxa, só usei em duas praias (Baia do Sancho e Sueste).
O que muita gente fica na dúvida é quantos dias ficar na ilha. Veja bem...4 dias está ótimo para mim. Gosto de natureza, mas chega uma hora que tudo parece igual e fica monótono. Mas tenho amigos que ficaram 10 dias e acharam pouco. Tudo depende do seu perfil, eu sou mais urbana, em 10 dias estaria surtada rsss.
Sente-se do lado esquerdo do avião que vai de Recife para Noronha. A vista é emocionante!


Na ilha é preciso sempre economizar água e luz, quando chegamos estávamos sem luz, a energia é gerada a diesel e TUDO é trazido de fora pelas corvetas, Noronha não produz nada. Todo lixo da ilha é levado embora também. Por esses e outros motivos que tudo na ilha é tão caro e você não vai encontrar aquela sua marca preferida de bebida ou comida. 

A água doce utilizada vem da dessanilização da água do mar ou de água de chuva. Existe um único posto de gasolina onde o litro custa  6,00. O ônibus é uma opção barata para as praias (3,00) e que usamos muito, só tem 2 carros, enquanto um vai o outro volta e há somente um trajeto, não dá para se perder. O tempo máximo que você espera é de 30min.

Praia do Leão

Praia do Leão
Noronha tem cerca de 1.000 veículos, se você mora lá e quer ter um a burocracia é imensa, só entra um novo veículo quando sai outro. Tudo é único! Uma escola, um hospital, um posto de gasolina...
Muitos gostam de alugar buggys, mas a diária é de 250,00 no mínimo! Lembre-se que o litro da gasolina custa 6,00.

O aeroporto fecha se o tempo estiver muito ruim e você fica preso na ilha, ninguém entra nem sai. Por isso planeje a volta com dois dias de folga para não perder um dia no trabalho. Uma colega precisou ficar mais uma noite na ilha pelo mal tempo.


Igreja Nossa Sra. dos Remédios

Capela São Pedro dos Pescadores. Alguns famosos já se casaram aqui.
Interior da Capela, o gato "Sardinha" não sai de lá

Vista da porta da Capela
Buraco da Raquel, Não é permitido descer lá.

Brincando de ser sereia. 
A maioria das pousadas são simples, como a Pousada Carmô que foi nossa escolhida. Bem localizada, simples e dava pra fazer muitas coisas a pé. Tínhamos o café da manhã incluso e às 18h um chá da tarde cortesia. A internet não estava funcionando, e as operadoras que pegam melhor são Tim e Claro. Aliás na ilha toda a internet não é boa.

O que fazer

Ilha Tour 150,00 dia todo- aconselho ser o primeiro passeio para você se localizar na ilha e já conhecer as principais praias, do Leão, Sueste, Cacimba do Padre e a famosa Baia do Sancho e no final o por do sol no Boldró. Eles passam no hotel para buscar, usamos o Na Onda. Aliás se você fechar com eles antes de chegar eles levam e buscam no aeroporto.

Morro Dois Irmãos

Baia dos Porcos
Baia dos Porcos

Escada que leva a Praia do Sancho. São 208 degraus ao todo, entre esta escada e degraus de pedra

Baia do Sancho
Cacimba do Padre

Passeio de barco de 3h de duração 100,00 - sai do Porto Santo Antonio e faz uma parte do mar de dentro, volta, e faz parte do mar de fora, com uma parada para mergulho na Baia do Sancho. Esse passeio não dá a volta toda na ilha porque o barco é pequeno. Para a volta completa precisa contratar o passeio de catamarã que dura 8h e custa 280,00 com almoço incluso. No dia do passeio o tempo fechou e choveu muito. A melhor época para ir a Noronha é Setembro e Outubro que não chove.

Stand up paddle 50,00; tempo livre, na Praia do Porto. Esta praia é uma delicia e muita limpa e dá para fazer mergulho livre. Vimos arraias, tartarugas, muitas espécies de peixes e filhotes de tubarão. Não se preocupe com eles, passam junto de você e nem ligam. Um deles quase bateu na minha máscara rssss. Eles ficam no raso, dá pra ver na beira da areia.


Dani no SUP

Mergulho com cilindro: saindo da areia 250,00 + 50,00 aluguel de câmera. Saindo do barco varia de 410,00 a 510,00. Dani fez o batismo saindo da areia e amou!

Instrutor Fernando foi muito atencioso
Fernando e Dani
Chegando do mergulho

Projeto Tamar

Todas as noites às 20h tem palestra gratuita. Cada noite um tema diferente. É bem interessante. Assistimos sobre a história da Vila dos Remédios. 


               

Pôr do Sol

O sunset mais bonito é no Fortinho do Boldró, onde se avista o Morro Dois Irmãos, tem um barzinho com música e uma vibe muita boa. O tempo não ajudou muito, mas a vista é linda!

Mirante Fortinho do Boldró
Aluguel de equipamentos

Máscara com snorkel 10,00
Colete 10,00
Pé de pato 10,00
Sem eles você não faz nada. O colete é obrigatório em algumas praias para evitar o contato com os corais.
Nossa pousada tinha os equipamentos para locar, mas as máscaras não eram boas. No Porto tem o quiosque Santuário que tem bons equipamentos. 

Onde comer

Xica da Silva - jantar para duas pessoas sem bebida alcoólica 200,00. Gostoso, bem frequentado e movimentado.

Empório São Miguel - jantar para duas pessoas sem bebida alcoólica 120,00. Lugar mais simples, comida boa. Eles tem almoço self service e a la carte.

Zé Maria - almoço a la carte para duas pessoas sem bebida alcoólica 270,00. Excelente, pra mim foi o melhor de todos. Também é pousada. De quarta e sábado tem o Festival Gastronômico que deve ser reservado pelo site e custa 250,00 por pessoa sem bebida.

Flamboyant- almoço self service simples, 59,00 o quilo. É o mais escolhido para um almoço barato, a maioria dos turistas come lá.

A noite

Bar do Cachorro- é o mais popular. Tem forro de sexta, forronejo de sábado. 30,00 de entrada.

Muzenza- pizzaria e bar com Reggae de quinta e samba no domingo 30,00 de entrada. 

Os dois bares são imperdíveis, uma delícia e é onde todos se encontram, nativos e turistas. Aliás os nativos são muito atenciosos, sempre sorrindo.

Bancos

Santander, Bradesco, lotérica (Caixa Econômica Federal) e Correios que dá pra sacar pelo Banco do Brasil. Mas não conte com eles, leve dinheiro!! Ficamos 2 dias sem sacar nada porque os caixas estavam sem funcionar. Muitos estabelecimentos aceitam cartão de crédito, mas as vezes a internet não funciona nas máquinas.

Fernando de Noronha é maravilhosa e simples, vá pra lá desapegado de tudo, com o espirito livre, esqueça celular, email, internet. Apenas contemple sua beleza.