A ilha possui duas taxas obrigatórias: de preservação ambiental - TPA (paga-se por dia de hospedagem 64,25) e a taxa para a entrada no Parque Nacional Marinho. A primeira você pode e deve pagar pela internet noronha.pe.gov.br, no aeroporto fica uma fila para preencher o formulário e pagar. A segunda taxa você paga no quiosque amarelo que fica na Vila dos Remédios e recebe um cartão para a entrada nas principais praias (89,00). Eu achei a maior pegadinha essa taxa, só usei em duas praias (Baia do Sancho e Sueste).
O que muita gente fica na dúvida é quantos dias ficar na ilha. Veja bem...4 dias está ótimo para mim. Gosto de natureza, mas chega uma hora que tudo parece igual e fica monótono. Mas tenho amigos que ficaram 10 dias e acharam pouco. Tudo depende do seu perfil, eu sou mais urbana, em 10 dias estaria surtada rsss.
Na ilha é preciso sempre economizar água e luz, quando chegamos estávamos sem luz, a energia é gerada a diesel e TUDO é trazido de fora pelas corvetas, Noronha não produz nada. Todo lixo da ilha é levado embora também. Por esses e outros motivos que tudo na ilha é tão caro e você não vai encontrar aquela sua marca preferida de bebida ou comida.
A água doce utilizada vem da dessanilização da água do mar ou de água de chuva. Existe um único posto de gasolina onde o litro custa 6,00. O ônibus é uma opção barata para as praias (3,00) e que usamos muito, só tem 2 carros, enquanto um vai o outro volta e há somente um trajeto, não dá para se perder. O tempo máximo que você espera é de 30min.
Praia do Leão |
Praia do Leão |
Muitos gostam de alugar buggys, mas a diária é de 250,00 no mínimo! Lembre-se que o litro da gasolina custa 6,00.
O aeroporto fecha se o tempo estiver muito ruim e você fica preso na ilha, ninguém entra nem sai. Por isso planeje a volta com dois dias de folga para não perder um dia no trabalho. Uma colega precisou ficar mais uma noite na ilha pelo mal tempo.
Igreja Nossa Sra. dos Remédios |
Capela São Pedro dos Pescadores. Alguns famosos já se casaram aqui. |
Interior da Capela, o gato "Sardinha" não sai de lá |
Vista da porta da Capela |
Buraco da Raquel, Não é permitido descer lá. |
Brincando de ser sereia. |
A maioria das pousadas são simples, como a Pousada Carmô que foi nossa escolhida. Bem localizada, simples e dava pra fazer muitas coisas a pé. Tínhamos o café da manhã incluso e às 18h um chá da tarde cortesia. A internet não estava funcionando, e as operadoras que pegam melhor são Tim e Claro. Aliás na ilha toda a internet não é boa.
O que fazer
Ilha Tour 150,00 dia todo- aconselho ser o primeiro passeio para você se localizar na ilha e já conhecer as principais praias, do Leão, Sueste, Cacimba do Padre e a famosa Baia do Sancho e no final o por do sol no Boldró. Eles passam no hotel para buscar, usamos o Na Onda. Aliás se você fechar com eles antes de chegar eles levam e buscam no aeroporto.
Morro Dois Irmãos |
Baia dos Porcos |
Baia dos Porcos |
Escada que leva a Praia do Sancho. São 208 degraus ao todo, entre esta escada e degraus de pedra |
Baia do Sancho |
Cacimba do Padre |
Stand up paddle 50,00; tempo livre, na Praia do Porto. Esta praia é uma delicia e muita limpa e dá para fazer mergulho livre. Vimos arraias, tartarugas, muitas espécies de peixes e filhotes de tubarão. Não se preocupe com eles, passam junto de você e nem ligam. Um deles quase bateu na minha máscara rssss. Eles ficam no raso, dá pra ver na beira da areia.
Dani no SUP |
Projeto Tamar
Todas as noites às 20h tem palestra gratuita. Cada noite um tema diferente. É bem interessante. Assistimos sobre a história da Vila dos Remédios.
Pôr do Sol
O sunset mais bonito é no Fortinho do Boldró, onde se avista o Morro Dois Irmãos, tem um barzinho com música e uma vibe muita boa. O tempo não ajudou muito, mas a vista é linda!
Aluguel de equipamentos
Máscara com snorkel 10,00
Colete 10,00
Pé de pato 10,00
Sem eles você não faz nada. O colete é obrigatório em algumas praias para evitar o contato com os corais.
Nossa pousada tinha os equipamentos para locar, mas as máscaras não eram boas. No Porto tem o quiosque Santuário que tem bons equipamentos.
Onde comer
Xica da Silva - jantar para duas pessoas sem bebida alcoólica 200,00. Gostoso, bem frequentado e movimentado.
Empório São Miguel - jantar para duas pessoas sem bebida alcoólica 120,00. Lugar mais simples, comida boa. Eles tem almoço self service e a la carte.
Zé Maria - almoço a la carte para duas pessoas sem bebida alcoólica 270,00. Excelente, pra mim foi o melhor de todos. Também é pousada. De quarta e sábado tem o Festival Gastronômico que deve ser reservado pelo site e custa 250,00 por pessoa sem bebida.
Flamboyant- almoço self service simples, 59,00 o quilo. É o mais escolhido para um almoço barato, a maioria dos turistas come lá.
A noite
Bar do Cachorro- é o mais popular. Tem forro de sexta, forronejo de sábado. 30,00 de entrada.
Muzenza- pizzaria e bar com Reggae de quinta e samba no domingo 30,00 de entrada.
Os dois bares são imperdíveis, uma delícia e é onde todos se encontram, nativos e turistas. Aliás os nativos são muito atenciosos, sempre sorrindo.
Bancos
Santander, Bradesco, lotérica (Caixa Econômica Federal) e Correios que dá pra sacar pelo Banco do Brasil. Mas não conte com eles, leve dinheiro!! Ficamos 2 dias sem sacar nada porque os caixas estavam sem funcionar. Muitos estabelecimentos aceitam cartão de crédito, mas as vezes a internet não funciona nas máquinas.
Fernando de Noronha é maravilhosa e simples, vá pra lá desapegado de tudo, com o espirito livre, esqueça celular, email, internet. Apenas contemple sua beleza.